História

História

A origem do LUDENS

O Ludens, como carinhosamente costumamos chamar o nosso evento, nasceu de uma necessidade dos professores do Departamento de Matemática do CEPAE em cultivar, entre nossos alunos e na sociedade como um todo, o gosto pela Matemática, procurando despertar o lado lúdico que todo ser humano carrega consigo. E não estamos falando apenas da “criança” que existe dentro de nós ou da brincadeira, apenas. O aspecto lúdico de nossa existência como seres humanos, como seres históricos, artistas, matemáticos, seres que dialogam, que fazem poesia, criam leis, produzem conhecimento, que são, por vezes, beligerantes, foi defendido pelo filósofo Johan Huizinga, em sua obra “Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura” (Editora Perspectiva, 2001).

Em sua obra, cujo título inspirou o nome de nosso evento, Huizinga vai mais longe na sua percepção do aspecto lúdico presente no homem. Para ele, o que ocorre é o desenvolvimento da cultura dentro de um contexto lúdico, pois o sentido lúdico está inseparavelmente ligado a um espírito que aspira à honra, à dignidade, à superioridade e à beleza. Tanto a magia como o mistério, os sonhos de heroísmo, os primeiros passos da música, da escultura e da lógica, todos estes elementos da cultura procuram expressão em nobres formas lúdicas. (HUIZINGA, 2007, p. 84-85)

Com o intuito de ressaltar as nobres formas lúdicas da atividade humana, o Departamento de Matemática do CEPAE, no ano de 2009, propôs desenvolver um rol de atividades, nas quais o conhecimento matemático pudesse ser abordado de forma lúdica, como os jogos e as brincadeiras educativas. Nascia, assim, a primeira edição do projeto Ludens: Jogos e Brincadeiras na Matemática. Ele tinha, e ainda tem, como propósito contribuir para despertar no jovem aprendiz o interesse pela matemática e por seu estudo e também pretende se constituir como lócus de discussão e formação de professores, no que se refere ao uso de metodologias de ensino de matemática que abordem aspectos lúdicos. A primeira edição desse evento aconteceu em 2009 e contou com a participação de cerca de 150 alunos, dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, do CEPAE/UFG. Nessa edição, foram oferecidas nove oficinas ministradas por professores do próprio Departamento de Matemática (CEPAE) e do Laboratório de Educação Matemática (LEMAT/IME) do Instituto de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Goiás (IME/ UFG).

Na segunda edição do Ludens, em 2010, houve um crescimento tanto na quantidade de oficinas oferecidas, quanto em número de participantes. Ao todo, foram ministradas quinze oficinas e participaram cerca de 200 alunos, entre alunos do CEPAE e de outras escolas públicas da região. Nessa edição, alunos da graduação e da pós-graduação do IME/UFG também atuaram como ministrantes de oficinas, além dos professores já envolvidos do Departamento de Matemática do CEPAE.

Em 2011, ocorreu a terceira edição do evento, consolidando-o como projeto de extensão do Departamento de Matemática, direcionado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CEPAE/UFG, bem como aos alunos dos mesmos níveis escolares de escolas da comunidade vizinha a este Centro. Foram oferecidas nove oficinas aos estudantes, com público estimado de
300 alunos.

Em 2012, o 4o Ludens passou a incorporar outra atividade do Departamento, o “Concurso de Matemática e Brinquedo”, voltado para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do CEPAE que, até então, era realizado em momento distinto ao Ludens. Naquele mesmo ano, teve início uma parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), do campus da cidade de Anápolis-GO, com a participação de professores e alunos da graduação dessa instituição como ministrantes de oficinas e/ou membros da comissão organizadora do evento. Além disso, contou-se também com a colaboração de professores da Educação Básica de escolas públicas e privadas de Goiânia, ministrando oficinas. Nessa edição, vinte e seis oficinas foram oferecidas aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além das atividades planejadas aos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental. Houve a participação de cerca de 700 alunos, boa parte deles das escolas vizinhas ao CEPAE, como a Escola Estadual Waldermar Mundim, o Colégio Estadual Pré-Universitário, o Instituto Maria Auxiliadora, Escola Estadual Maria João, Colégio Interativa e Colégio JS. Fotos e outras informações sobre o 4o Ludens podem ser encontradas em: http://ludenscepae-ufg.blogspot.com/.

Já na sua quinta edição, em 2013, o Ludens também passou a oferecer atividades voltadas aos graduandos e professores da Educação Básica. Neste contexto, o evento assume, de vez, uma vertente que estava latente: a de contribuir para a formação inicial e continuada de professores. Nesse ano, o projeto foi desenvolvido em dois dias, 18 e 19 de outubro. No primeiro dia, mais de quarenta oficinas foram oferecidas aos alunos e o último dia foi dedicado a palestras para professores e licenciandos em matemática.

Em 2014, com a 6a edição do Ludens foi aberta com uma mesa redonda intitulada: “Jogos e brincadeiras na matemática: uma abordagem lúdica e tecnológica”, em 17 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foram realizadas atividades para os alunos da Educação Básica, tendo sido oferecidas 16 oficinas.

A 7a edição do evento ocorreu em 02 de outubro de 2015. Pela manhã foram realizadas atividades destinadas aos alunos da Educação Básica e, no período vespertino, a professores e licenciandos. Aos alunos foram oferecidas 15 oficinas e, aos professores e licenciandos, uma mesa redonda com o tema “Organização Curricular na Educação Básica: Interdisciplinaridade, Tecnologias e Educação Inclusiva”.

Em 2016, o evento ocorreu nos dias 07 e 08 de outubro oferecendo diversas atividades aos alunos e à comunidade escolar, tais como mesas redondas, lançamentos de livros, o Concurso Matemática e Brinquedo, oficinas aos estudantes e professores, rodas de histórias matemáticas, exposição de livros, entre outros.

No ano de 2017, a equipe do Departamento de Matemática decidiu por não realizar o evento, pois aspirava modificar a data de realização para o mês de maio, devido a comemoração ao Dia Nacional da Matemática (06/05), em homenagem ao nascimento do matemático brasileiro, Júlio César de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan. Como o calendário acadêmico de 2017 foi alterado em função
das manifestações estudantis do ano anterior, o departamento aproveito o momento para adiar o evento para maio de 2018.

Em sua décima edição, em 2018, o Ludens teve como tema: “Brinquedos e Matemática: criando e reutilizando”. No primeiro dia do evento, foi realizado o Concurso de Matemática e Brinquedos com a participação dos terceiros anos até os sextos anos. Os demais estudantes puderam visitar a exposição dos jogos e brincadeiras e participar de oficinas. Foram oferecidas 16 oficinas3 para o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. No segundo dia, foi realizada mesa redonda intitulada de “O jovem e a internet: riscos e desafios”, atividade aberta à participação da comunidade escolar.

Durante praticamente todo esse período de realização do Ludens, destacamos a participação do “Laboratório de Educação Matemática Professora Zaíra da Cunha Melo Varizo” (LEMAT/IME/UFG) como um grande apoiador e participante ativo do evento, grande responsável pela inserção dos licenciandos em matemática no evento, seja atuando como oficineiros, como monitores ou mesmo fornecendo o essencial apoio logístico para que o evento acontecesse.

O privilégio da aprendizagem não se restringe somente aos estudantes pois, nesses anos intensos repletos de muitas “brincadeiras”, muito trabalho e dedicação, aprendemos a cultivar o que há de mais puro e ingênuo no brincar de nossas crianças, produzimos aprendizados como organizadores do evento, oficineiros, participantes, brincantes, como formadores de professores, abrindo espaço para os alunos da licenciatura e professores da rede, enfim, aprendemos a vivenciar o significado de ser e estar no mundo como homo ludens.

Homo luden-se!

(texto elaborado pelos professores Luciana, Renato, Marquinhos e Miriam para a abertura dos Anais da 9ª Edição do evento)