Apresentação

A Matemática se faz presente no cotidiano das pessoas às quais, nas suas atividades diárias, mesmo de forma instintiva na maioria das vezes, analisam, codificam, quantificam, contam, interpretam, ordenam, fazem generalizações e estabelecem relações e, assim, fazem uso de características inerentes do conhecimento matemático.

Ao longo da história, a necessidade de se afastar das ambiguidades da língua materna que podem levar a outras interpretações e compreensões, diferentes daquilo que foi dito e comunicado, a linguagem matemática destituiu os conceitos matemáticos de qualquer associação com o contexto. Embora esse afastamento tenha permitido conferir a essa linguagem alto grau de generalização, fez com que seu ensino, na maioria das escolas, fosse centrado na aquisição da linguagem matemática e no rigor das demonstrações. Desse modo, ao desenvolver o ensino sob essa perspectiva, contribuiu para que o conhecimento matemático se tornasse estigmatizado para a maioria das pessoas, que o considera algo de difícil aprendizagem e somente para alguns privilegiados.

Resgatar a alegria do aluno percebendo-se capaz de compreender, aprender e a utilizar a Matemática não apenas na escola, mas também no seu cotidiano; ampliar a formação dos professores para o uso de metodologias que vão além da linguagem matemática e assim, relacionar esse conhecimento com os diversos contextos socioculturais, e contribuir para dar maior significado para os alunos a abordagem e do estudo da Matemática, é um dos grandes desafios enfrentado pelo ensino dessa disciplina nas escolas de hoje.

O Ludens: Jogos e Brincadeiras na Matemática é uma ação concreta nessa direção. Tem como propósito contribuir para despertar no jovem aprendiz do ensino básico, o interesse pela Matemática e por seu estudo, além de se constituir num dos lócus de discussão e capacitação de licenciandos e professores para o uso de metodologias que tenham o lúdico como recurso didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática.

As atividades destinadas aos professores e licenciandos objetivam contribuir com a formação inicial e continuada. São constituídas por palestras e oficinas com o intuito de discutir o uso do lúdico como recurso pedagógico para o ensino e a aprendizagem da Matemática, como foco principal das atividades, mas que não se furta em discutir o uso do lúdico como recurso didático em outras áreas do conhecimento humano.

Aos jovens aprendizagens da educação básica, as atividades oferecidas lhes possibilitam vivenciarem a abordagem, exploração e discussão do conhecimento matemático de um modo diferente daquele normalmente visto em sala de aula, para enfocá-lo através do lúdico, como por exemplo, os jogos e as brincadeiras educativas. Tais atividades, por seu caráter motivacional, podem contribuir para que os aprendizes modifiquem a sua relação com a Matemática, para uma relação mais favorável e assim, fazer com que se interessem mais pelo seu estudo e contribuir para potencializar a aprendizagem desse conhecimento.

Atualmente, o Ludens: Jogos e Brincadeiras na Matemática se consolidou como um evento de extensão realizado anualmente pelo Departamento de Matemática, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG.