Álgebra

 

1. Título do jogo: Brincando com divisores e múltiplos

Principais conteúdos abordados: Álgebra

Materiais: 15 tabelas numeradas de 2 à 50 e 70 marcadores de duas cores diferentes (36 de cada cor)

.Número de participantes: 2 a 4 (em equipes)

Regras: Tabuleiro e marcadores disponíveis em: ( http://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/labmat/brincando_divisores.pdf )

Decide-se a primeira equipe a jogar;

  1. A primeira equipe escolhe um número marcando com o seu marcador;
  2. A segunda equipe marca com seu marcador os divisores e múltiplos do número marcado pelo adversário e mais um novo número;
  3. Se um jogador marcar um número que não é divisor do último número assinalado pelo adversário, então, este número será considerado o último número;
  4. Cada número só poderá ser marcado uma única vez;
  5. Um jogador não poderá marcar números após ter passado a sua vez;
  6. A partida termina quando todos os números são marcados;
  7. Os pontos de cada jogador será a soma de todos os números que ele marcou.

Público alvo: Do 6° ao 9° ano

Fonte: http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica/6-ao-9-ano/

 

2. Título do Jogo: Avançando com o resto (Operações-Divisão)

Principais conteúdos abordados: Álgebra

Materiais: Tabuleiro, 2 marcadores de cores diferentes e 1 dado de seis faces

Número de participantes: 2- um contra o outro. Até 4- em equipes de dois jogadores.

Regras: Tabuleiro disponível em: http://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/labmat/avancando.pdf )

  1. Duas equipes jogam alternadamente. Cada equipe movimenta a sua ficha colocada, inicialmente, na casa de número 39.
  2. Cada equipe, na sua vez, joga o dado e faz uma divisão onde:
    - o dividendo é o número da casa onde sua ficha está;
       - o divisor é o número de pontos obtidos no dado.
  3. Em seguida, calcula o resultado da divisão e movimenta sua ficha o número de casas igual ao resto da divisão.
  4. A equipe que, na sua vez, efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar.
  5. Cada equipe deverá obter um resto que faça chegar exatamente à casa marcada FIM sem ultrapassá-la, mas se isso não for possível, ela perde a vez de jogar e fica no mesmo lugar.

Vence a equipe que chegar primeiro ao espaço com a palavra FIM.

Público alvo: Do 6 ao 9° ano

Fonte: http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica/6-ao-9-ano/

 

 

3. Título do Jogo: Buscando somas iguais (Sequências e Combinatória)

Principais conteúdos abordados: Álgebra

Materiais: Tabela como a do exemplo abaixo e 1 dado de quantas faces quiser

Regras:

  1. Jogue o dado 4 vezes e escreva os números obtidos um em cada coluna (a partir da 2ª coluna).
  2. Jogue o dado 4 vezes e anote os números na 1ª coluna (2ª linha), e em seguida, escreva cada um deles em uma coluna de sua escolha (sempre um só número por coluna) e soma-se ao número anterior da coluna.
  3. As rodadas seguintes se desenvolvem da mesma maneira: a cada novo número de uma coluna adiciona-se o número anterior.
  4. Os pontos são contados da seguinte maneira:
    — Para duas somas iguais: 1 ponto
    — Para três somas iguais ou duas vezes somas iguais: 5 pontos
    — Para quatro somas iguais: 10 pontos
  5. Vence aquele que depois da rodada final obtiver maior número de pontos. 

Obs: Os alunos devem produzir a tabela. A tabela acima foi feita com um dado de 12 faces.

Público alvo: Do 6° ao 9° ano

Fonte: http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica/6-ao-9-ano/

 

 

4. Título do jogo: Corrida de obstáculos

Principais conteúdos abordados: Álgebra

Materiais: Dados comuns, três marcadores, que podem ser tampinhas de refrigerante ou de canetinhas, e o tabuleiro do jogo

Regras: Marcadores e tabuleiro disponíveis em: ( http://educando.net.br/dica-de-matematica-jogo-corrida-de-obstaculos-2/ )

( Em dupla ou trio)

1- Imagine que todos estão numa corrida contra o tempo para dar uma volta completa no
circuito de treinamento (tabuleiro).
2- Para isso, o atleta (aluno) deve jogar o dado e responder corretamente se a equação
escolhida é positiva, negativa ou nula.

Obs: Para deixar mais emocionante à brincadeira você pode estipular um tempo para
resolução.  

Público Alvo: 7° e 8° ano

Fonte: http://educando.net.br/dica-de-matematica-jogo-corrida-de-obstaculos-2/  

 

 

 5. Título do Jogo: Bingo das equações

Principais conteúdos abordados: Álgebra

Materiais: Lápis e cartela de bingo

Regras: 

1 - O Bingo de Equações detém de regras semelhantes ao Bingo usual no cotidiano. O
diferencial está na forma em como o jogador sairá como vencedor;

2 - Haverá uma cota mínima de números que deverão ser marcados na tabela desenvolvida
especialmente para esse bingo; Regra 3: Só será possível tingir a cota se o aluno conseguir
acertar a equação.

Público Alvo: 7° e 8° ano

Fonte: http://www.ludens.cepae.ufg.br/up/457/o/5_Bingo_de_equa%C3%A7%C3%B5es.pdf 

 

 

6. Título do jogo: Dominó de equações

Principais conteúdos abordados: Álgebra


Materiais: Peças do dominó (acesse o link abaixo para imprimir as peças).
http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/img/jogos/pdf/domino_das_operacoes.pdf

Regras: Devem ser formados grupos de 4 pessoas.
1 - Os participantes do jogo deverão estar em grupos de quatro pessoas.
2 - Cada participante receberá sete peças.
3 - A peça de saída será (m=8, m=8).
4 - próximo participante a jogar será o imediatamente à direita daquele que inicia a partida;
caso este não tenha a pedra, "passará a vez" ao próximo e, assim sucessivamente.
5 - Será vencedor aquele que primeiro conseguir encaixar, no dominó exposto à mesa, todas
as suas peças.
6 - Caso não haja opções de jogada para nenhum dos participantes (fechamento do jogo), o
vencedor será aquele que tiver a menor quantidade de peças nas mãos;

Público Alvo: 7° ano

Fonte: http://fundamentalmatsv.blogspot.com.br/2010/07/domino-da-algebra.html