Álgebra
1. Título do jogo: Brincando com divisores e múltiplos
Principais conteúdos abordados: Álgebra
Materiais: 15 tabelas numeradas de 2 à 50 e 70 marcadores de duas cores diferentes (36 de cada cor)
.Número de participantes: 2 a 4 (em equipes)
Regras: Tabuleiro e marcadores disponíveis em: ( http://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/labmat/brincando_divisores.pdf )
Decide-se a primeira equipe a jogar;
- A primeira equipe escolhe um número marcando com o seu marcador;
- A segunda equipe marca com seu marcador os divisores e múltiplos do número marcado pelo adversário e mais um novo número;
- Se um jogador marcar um número que não é divisor do último número assinalado pelo adversário, então, este número será considerado o último número;
- Cada número só poderá ser marcado uma única vez;
- Um jogador não poderá marcar números após ter passado a sua vez;
- A partida termina quando todos os números são marcados;
- Os pontos de cada jogador será a soma de todos os números que ele marcou.
Público alvo: Do 6° ao 9° ano
2. Título do Jogo: Avançando com o resto (Operações-Divisão)
Principais conteúdos abordados: Álgebra
Materiais: Tabuleiro, 2 marcadores de cores diferentes e 1 dado de seis faces
Número de participantes: 2- um contra o outro. Até 4- em equipes de dois jogadores.
Regras: Tabuleiro disponível em: http://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/labmat/avancando.pdf )
- Duas equipes jogam alternadamente. Cada equipe movimenta a sua ficha colocada, inicialmente, na casa de número 39.
- Cada equipe, na sua vez, joga o dado e faz uma divisão onde:
- o dividendo é o número da casa onde sua ficha está;
- o divisor é o número de pontos obtidos no dado. - Em seguida, calcula o resultado da divisão e movimenta sua ficha o número de casas igual ao resto da divisão.
- A equipe que, na sua vez, efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar.
- Cada equipe deverá obter um resto que faça chegar exatamente à casa marcada FIM sem ultrapassá-la, mas se isso não for possível, ela perde a vez de jogar e fica no mesmo lugar.
Vence a equipe que chegar primeiro ao espaço com a palavra FIM.
Público alvo: Do 6 ao 9° ano
3. Título do Jogo: Buscando somas iguais (Sequências e Combinatória)
Principais conteúdos abordados: Álgebra
Materiais: Tabela como a do exemplo abaixo e 1 dado de quantas faces quiser
Regras:
- Jogue o dado 4 vezes e escreva os números obtidos um em cada coluna (a partir da 2ª coluna).
- Jogue o dado 4 vezes e anote os números na 1ª coluna (2ª linha), e em seguida, escreva cada um deles em uma coluna de sua escolha (sempre um só número por coluna) e soma-se ao número anterior da coluna.
- As rodadas seguintes se desenvolvem da mesma maneira: a cada novo número de uma coluna adiciona-se o número anterior.
- Os pontos são contados da seguinte maneira:
— Para duas somas iguais: 1 ponto
— Para três somas iguais ou duas vezes somas iguais: 5 pontos
— Para quatro somas iguais: 10 pontos - Vence aquele que depois da rodada final obtiver maior número de pontos.
Obs: Os alunos devem produzir a tabela. A tabela acima foi feita com um dado de 12 faces.
Público alvo: Do 6° ao 9° ano
4. Título do jogo: Corrida de obstáculos
Principais conteúdos abordados: Álgebra
Materiais: Dados comuns, três marcadores, que podem ser tampinhas de refrigerante ou de canetinhas, e o tabuleiro do jogo
Regras: Marcadores e tabuleiro disponíveis em: ( http://educando.net.br/dica-de-matematica-jogo-corrida-de-obstaculos-2/ )
( Em dupla ou trio)
1- Imagine que todos estão numa corrida contra o tempo para dar uma volta completa no
circuito de treinamento (tabuleiro).
2- Para isso, o atleta (aluno) deve jogar o dado e responder corretamente se a equação
escolhida é positiva, negativa ou nula.
Obs: Para deixar mais emocionante à brincadeira você pode estipular um tempo para
resolução.
Público Alvo: 7° e 8° ano
Fonte: http://educando.net.br/dica-de-matematica-jogo-corrida-de-obstaculos-2/
5. Título do Jogo: Bingo das equações
Principais conteúdos abordados: Álgebra
Materiais: Lápis e cartela de bingo
Regras:
1 - O Bingo de Equações detém de regras semelhantes ao Bingo usual no cotidiano. O
diferencial está na forma em como o jogador sairá como vencedor;
2 - Haverá uma cota mínima de números que deverão ser marcados na tabela desenvolvida
especialmente para esse bingo; Regra 3: Só será possível tingir a cota se o aluno conseguir
acertar a equação.
Público Alvo: 7° e 8° ano
Fonte: http://www.ludens.cepae.ufg.br/up/457/o/5_Bingo_de_equa%C3%A7%C3%B5es.pdf
6. Título do jogo: Dominó de equações
Principais conteúdos abordados: Álgebra
Materiais: Peças do dominó (acesse o link abaixo para imprimir as peças).
http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/img/jogos/pdf/domino_das_operacoes.pdf
Regras: Devem ser formados grupos de 4 pessoas.
1 - Os participantes do jogo deverão estar em grupos de quatro pessoas.
2 - Cada participante receberá sete peças.
3 - A peça de saída será (m=8, m=8).
4 - próximo participante a jogar será o imediatamente à direita daquele que inicia a partida;
caso este não tenha a pedra, "passará a vez" ao próximo e, assim sucessivamente.
5 - Será vencedor aquele que primeiro conseguir encaixar, no dominó exposto à mesa, todas
as suas peças.
6 - Caso não haja opções de jogada para nenhum dos participantes (fechamento do jogo), o
vencedor será aquele que tiver a menor quantidade de peças nas mãos;
Público Alvo: 7° ano
Fonte: http://fundamentalmatsv.blogspot.com.br/2010/07/domino-da-algebra.html