Geometria
1. Título do jogo: Geopá
Principais conteúdos abordados: Geometria,área e perímetro
Materiais: 1 geoplano para cada aluno. As cartas do jogo devem ser confeccionadas.
Regras:
1- As cartas deste jogo foram feitas de modo que ele tivesse dois níveis, isto é, que
pudesse ser jogado novamente com outras questões: No nível 1, só se podem utilizar os
números ou figuras que não estão escritos em fundo negro. No nível 2, só se podem utilizar os
que estão em fundo negro. Começa-se por jogar o 1º nível;
2- Um dos jogadores embaralha as cartas e coloca-as num monte em cima da mesa com
as faces escritas viradas para baixo;
3- Para iniciar o jogo os jogadores combinam entre si quem é o primeiro a jogar;
4- O primeiro jogador levanta uma carta, coloca-a em cima da mesa virada para cima e
faz no geoplano uma figura de acordo com as instruções dessa carta, enquanto o outro jogador
apenas observa;
5- Depois de ter feito no geoplano a figura deve registrar a sua pontuação de acordo
com as instruções na parte inferior da carta, ou em seu caderno;
6- Em seguida, o segundo jogador utiliza a mesma carta que o primeiro e também
segue as instruções dessa carta, mas não pode fazer um retângulo ou um quadrado no
geoplano igual ao do primeiro jogador;
7- Depois de os dois jogadores terem jogado com a mesma carta, o segundo jogador
vira outra carta do baralho e é ele que agora inicia a nova jogada de acordo com as regras
anteriores;
8- O jogo termina quando todas as cartas forem viradas;
9- Ganha o jogo quem tiver a maior pontuação depois de somarem os pontos obtidos
em cada jogada;
10- O nível 2, joga-se de acordo com as regras anteriores;
Público Alvo: Do 6° ao 9° ano
Fonte:https://www.ludens.cepae.ufg.br/up/457/o/5_O_uso_do_geopa_como_recurso_didatico.pdf
2.Título do jogo: Batalhas dos ângulos
Principais conteúdos abordados: Geometria
Materiais: Lápis de escrever e tabuleiro (disponível para impressão em: http://www.magiadamatematica.com/unifeso/8-brincando.pdf)
Regras: Jogado a partir de dois jogadores.
1- Cada jogador recebe um tabuleiro no qual deve marcar 12 embarcações (3 de cada tipo) que
correspondem a 12 pontos. As embarcações são: Submarino Cruzador Destroyer Porta-aviões
2- O tabuleiro com as marcações não pode ser visto pelo adversário.
3- Cada jogador, alternadamente, dá um “tiro” com o objetivo de afundar a embarcação do
adversário. - Tiro – o jogador escolhe um ponto do tabuleiro dizendo o número que identifica
a circunferência a que pertence o ponto e a medida da amplitude do ângulo. Na figura, está
assinalado o ponto (4, 150º). – -Todos os ângulos têm vértice em O e um dos lados AO e são
medidos no sentido anti-horário a partir de AO. - 0ºe 360º são considerados pontos
coincidentes. Portanto, (3, 0º) e (3, 360º) correspondem ao mesmo ponto no tabuleiro.
4- O jogador deve informar o seu adversário dizendo afundou se o tiro acertou a embarcação e
água se o tiro não acertou.
5- Todos os tiros são registrados no tabuleiro menor. (4, 150º)
6- Se julgarem necessário, os jogadores poderão usar o transferidor.
7- O vencedor é o primeiro que afundar toda a tropa do adversário.
Público Alvo: Do 6° ao 9° ano
Fonte:http://www.magiadamatematica.com/unifeso/8-brincando.pdf
3.Título do jogo: Bingo das formas geométricas
Principais conteúdos abordados: Geometria
Materiais: Dois dados e um tabuleiro (disponível para impressão em: http://www.magiadamatematica.com/unifeso/8-brincando.pdf )
Regras: Jogado em dupla.
1- As duplas decidem quem começará, e os jogadores jogam alternadamente.
2- O primeiro jogador lança os dois dados e cobre uma figura do seu tabuleiro que combine
com as informações das duas faces dos dados lançados.
3- Se o jogador cobrir a figura errada, ou se não tiver figura para cobrir, ele passa a vez.
4- Ganha o jogo aquele que conseguir colocar três fichas consecutivas na linha, ou aquele que
tiver colocado o maior número de fichas consecutivas em uma linha.
Público Alvo: Do 6° ao 9° ano
Fonte: http://www.magiadamatematica.com/unifeso/8-brincando.pdf
4. Traverse
Principais conteúdos abordados: Geometria e raciocínio Lógico
Materiais: Projetor; 20 papéis-cartão (marrom claro); 24 E.V.A. (6 vermelhos, 6 amarelos, 6 azuis, 6 verdes); 20 réguas; 4 fitas durex; Gizes de Cera (cores escuras)
Regras:
1- Joga-se Traverse num tabuleiro similar ao de damas, onde cada jogador escolhe uma cor de peças, sendo que cada um terá oito delas: dois quadrados, dois losangos, dois triângulos e dois círculos.
2- Os jogadores organizam suas peças em um dos quatro lados iniciais do tabuleiro, em qualquer ordem, e devem chegar com todas as peças do lado oposto do tabuleiro.
3- Os jogadores jogam um de cada vez, em sentido horário, e duas peças não podem ocupar o
mesmo espaço no tabuleiro. As peças se movem somente um espaço por vez, mas podem
fazer saltos sobre outra peça, não importando se seja sua ou de um adversário. No caso de
saltos, eles podem ser feitos em série, um seguido do outro, sem limite.
4- Além disso, uma peça pode andar mais de um espaço por vez se for saltar sobre outra peça, sempre movendo o mesmo número de espaços antes e depois do salto. Assim, o objetivo do jogo é chegar com todas as peças do lado oposto antes do seu adversário.
Obs: - O quadrado se move na horizontal ou vertical;
o losango se move nas diagonais; o triângulo se move nas diagonais para frente ou na vertical
para trás; o círculo se move em todas as direções.
Público Alvo: 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental
Fonte: Atividade exclusiva LUDENS 9° edição
5. TANGRAM
Principais conteúdos abordados: Geometria plana (figuras geométricas); álgebra (equações)
Materiais: Cartolinas (5) Réguas (5) canetinhas coloridas (10)
Regras:
As crianças irão conhecer aspectos matemáticos no jogo composto por 5 triângulos
retângulos e isósceles, 1 paralelogramo e 1 quadrado, as peças serão obtidas por meio do
recorte de um quadrado e ao uso de todas essas peças. As crianças poderão conhecer algumas
lendas nessa oficina envolvendo a história do Tangram, além de aprender a confeccionar seu
próprio jogo. Com as peças confeccionadas pelos alunos iremos construir formas geométricas,
calcular áreas, estudar
Público Alvo: 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental
Fonte: Atividade exclusiva LUDENS 9° edição
6. Esporte Orientação
Principais conteúdos abordados: Geometria Plana e analítica
Materiais: data-show ( ensino de ângulos )
Público Alvo: Ensino Médio
Fonte: Atividade exclusiva LUDENS 9° edição